terça-feira, 18 de abril de 2017

Possibilidades de Taxas

Além do IOF, existe alguma outra taxa?
Sim. É a chamada Taxa de Importação, que corresponde a 60% do valor total do produto. E a parte chata é que todas as compras internacionais estão sujeitas a ela. As únicas isenções são livros e jornais e produtos abaixo de 50 dólares enviados de pessoa física para pessoa física.

E todos os produtos serão taxados?
Depende. É mais um jogo de sorte ou azar porque nem todas as encomendas são analisadas pela Receita – algo que seria humanamente impossível. Então há casos de quem compra eletrônicos mais caros e não paga nada a mais por isso, como também existem pessoas que compraram apenas uma capinha de celular de 4 dólares e foram “pegos”.

Fui taxado, e agora?
Em primeiro lugar, você recebe uma carta dos Correios e nela estão contidos o valor do tributo e o endereço para pagamento e retirada da mercadoria, que normalmente é em uma agência perto de sua casa. Para pegar o seu tão querido produto você terá que desembolsar a grana à vista e não deve demorar mais do que 20 dias senão a compra será enviada de volta ao vendedor.

Tenho a opção de não pagar a taxa?
Se você não quiser pagar a taxa, provavelmente, além de ficar sem o produto, não terá o valor da compra de volta, já que as lojas internacionais se isentam de responsabilidade em relação a esse assunto. Portanto, na hora de fechar a compra, acrescente sempre o valor de 60% sobre a mercadoria + os 6,8% do IOF para ver se valerá mesmo à pena caso o seu produto seja taxado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário